Não tem quem não  saiba que o peixe é  um alimento nutritivo e que deve ser consumido pelo  menos duas vezes por  semana, intercalando com outros tipos de carnes  como bovina, suína e  aves. Mas, apesar da grande extensão do litoral  brasileiro, a ingestão  de peixes no Brasil ainda é muito pequena.
Para  que a  alimentação fique mais rica e nutritiva, deve ser incentivado o  consumo  de peixe visando a diminuição da ingestão de ácidos graxos  saturados e o  aumento de poliinsaturados, ômega 3, vitaminas e  minerais. 
A seguir, você conhecerá as principais vantagens para a saúde obtidas por meio dos nutrientes presentes nos peixes.
Os peixes são ricos em proteínas de alta qualidade
Por   serem ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo   nosso organismo), os peixes possuem proteínas com valor nutritivo   ligeiramente superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco).   Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade,   favorecendo o processo de digestão. 
Em geral, os peixes possuem menos gordura que a maioria das carnes bovinas e suínas.
Eles apresentam boas concentrações de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras), como A, E e, principalmente, D. Também são ricos em vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água) como niacina - presente nas reações químicas de liberação de energia em nosso corpo - e ácido pantotênico - essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
Além disso, os peixes contêm vários minerais importantes como sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto.
Aproveite as vantagens de se comer peixe, e vá a Casa de Maria Bistrô que essa semana conta com um prato delicioso de Salmão grelhado. Não perca!
Fonte: Vila Mulher
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário