quinta-feira, 28 de abril de 2011

Paella

Na última semana a Casa de Maria preparou uma deliciosa Paella para comemorar a Páscoa e de quebra rolou um show ao vivo.
Por isso resolvemos preparar para vocês uma breve história sobre este prato típico espanhol e uma receita prática para vocês não sentirem saudades da nossa Paella!!
A Paella é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valência - motivo pelo qual em Portugal seja conhecido como Arroz à Valenciana.
O prato surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.
Há diversas receitas, mas a autêntica paella valenciana é a união de vários alimentos característicos da região: arroz, frango, coelho, pato, garrofó, tabella e ferraura - variedades autóctones de feijão -, tomate, azeite e açafrão (que dá a cor amarela característica do prato). Ocasionalmente pode se adicionar alcachofras e caracois, alguns também adicionam ervilhas.
Com a difusão da paella pela costa, foram acrescentados frutos do mar como choco, camarões, lulas, lagostins, vôngoles, mexilhões, e polvo, tornando-o um prato misto (terra e mar).
Em suas diferentes variações, encontram-se ainda as "paellas marineras" (peixe e frutos do mar)e a "paella negra", com tinta de lula.
No Brasil, normalmente é feita com frutos do mar. (Para saber mais clique aqui)

Como preparar uma Paella como a conhecemos, frutos do mar? Confira a receita de uma verdadeira Paella à Valenciana abaixo.
Ingredientes:

1 kg de frango inteiro em pedaços médios.
300 gr de pescada branca em filés.
250 gr de lula.
250 gr de camarão sete barbas.
250 gr de marisco limpos.
100 gr de lombo de porco.  
150 gr de lingüiça portuguesa em fatias.
6 unidades de camarão pistola.
300 gr de Arroz.  
1 lata de ervilha.
1 unidades de cebola picada.
2 dentes de alho picados.
2 unidades de pimentão vermelho.
2 unidades de tomate picado, sem pele. 
1 colher (sopa) de manteiga.
1/2 xícara (chá) de azeite.
quanto baste de açafrão.

Modo de Preparo:

Salgue todas as carnes separadamente e reserve.
Coloque numa panela a manteiga e o azeite, frite primeiro o frango até dourar, retire.
Depois frite, na mesma gordura, pedaços de peixe, lula, lombo, camarões sete barbas e reserve em um recipiente a parte.
Refogue nesta gordura a cebola picada o alho picado, os tomates sem pele e os pimentões cortados em triângulo. Coloque todas as carnes fritas reservadas de volta ao fogo, com uma xícara (chá) de água quente. Deixe no fogo por cerca de 15 minutos.
Acrescente o açafrão, o arroz, os mariscos, a lingüiça e 3 xícaras (chá) de água quente mexendo apenas uma vez.
Junte os 6 camarões que irão ser usados para enfeitar o prato, deixe no fogo baixo por cerca de 20 minutos. Cerca de 5 minutos antes de estar pronto, retire os camarões grandes, coloque as ervilhas e mexa.
Reserve um pouco de água quente e acrescente se achar necessário.
Depois de pronto deixe a panela tampada por 5 minutos antes de servir. Enfeite com os camarões grandes.

Fonte da receita: Cyber Cook

Depois é só se deliciar e bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário