terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pudim de Leite



"Pudim, uma sobremesa de origem portuguesa."


São infinitas as receitas de pudim: de leite, claras, pão, tapioca, queijo, coco, mandioca, milho, chocolate… E a maioria dessas variações não passa de pudim acompanhado de uma “sobra”, como aquele pão amanhecido, ou as claras que sobraram da receita de quindim.

O pudim de leite, um dos maiores clássicos na mesa brasileira, tem sua origem em uma receita um pouco mais simples da culinária portuguesa, o Pudim de Priscos, receita de um abade português. À base de açúcar, gemas, água e toucinho de porco, o doce do religioso confeiteiro fazia sucesso aonde quer que fosse servido.

Entretanto, o abade jamais revelava suas receitas. Os ingredientes de seu pudim são conhecidos graças a uma competição pública. Para provar que ninguém conseguia reproduzir suas criações com tamanha perfeição, o abade desafiou um confeiteiro profissional para um duelo de pudins. A vitória, obviamente, coube ao pároco. Porém, seu caderno de receitas sumiu sem deixar rastros após a sua morte.

O pudim é uma das sobremesas mais básicas da gastronomia no mundo todo, e que serve para todas as horas. Cremosos, refrescantes e super fáceis de preparar.

 
Fonte:  mrbey (loucos por sobremesas)
Imagem: estadão (paladar)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário