terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mudança de Cardápio


O chef André Bearzotti: criatividade a serviço da leveza e refrescância
Há dois momentos principais em que os restaurantes costumam alterar os seus cardápios: na chegada do verão e na do inverno. E é recomendável que seja assim. Afinal, os períodos frios pedem pratos mais substanciosos e/ou que tragam calor ao corpo. Desse modo, nada como receitas “cumbucadas” (feijoada, cozido, cassoulet, dobradinha etc) e caldos quentes. Já os dias e noites ardentes imploram por criações mais leves, como saladas, grelhados, pescados, frutos do mar. É possível subverter esta ordem? Sim, mas não é conveniente cometer exageros, sob pena de o corpo ter de arcar com as consequências.

A razão do intróito é para dizer que várias casas de Campinas já estão com seus cardápios alterados, em razão das altas temperaturas que têm assolado estas plagas. Uma delas é o Casa de Maria, da qual já faleiaqui. O chef e proprietário do bistrô, André Bearzotti, renovou o menu privilegiando os conceitos leveza e refrescância. “O desafio em inovar o cardápio foi tornar as opções mais leves para os dias mais quentes do ano”, diz. Assim, deixam a lista as sobremesas assadas e os pratos com acompanhamentos como risotos e batatas gratinadas, muito pedidos no inverno, para a entrada de saladas de folhas verdes, peixes e seleção de sorvetes, a exemplo do feito de iogurte com calda de frutas vermelhas emarshmallow gratinado.

“Entre as comidinhas do cardápio atual, a novidade é o tartar de salmão com creme azedo de abacate e tapioca marinada. Voltam o bolinho de arroz italiano com mussarela e geléia de pimenta e ficam as trouxinhas de carpaccio, recheadas de rúcula e amêndoas laminadas, com molho de alcaparras”, detalha Bearzotti. Segundo ele, a Salada Tai do novo menu é a cara do verão, cheia de sabor. “Ela estava no primeiro menu e voltou agora. É composta por lula e camarão puxados no óleo de gergelim, servidos com fios de legumes, folhas de menta, salsão, amendoim, pimenta dedo de moça e molho tai, feito com gengibre, limão, shoyu e mel”, explica. Para quem gosta de uma opção gastronômica diferente, a sugestão inédita é o linguado ao molho provençal, purê de banana da terra, mix de cereais, passas brancas e lascas de castanha do Pará.

Entre as massas, volta ao cardápio o spaghetti com camarão, abobrinha, molho pelatti, hortelã e limão siciliano. “Tanto a hortelã quanto o limão são muito refrescantes”, observa o chef. Para ele, uma sobremesa imperdível é o quindim com redução de vinho do Porto, que acaba de ser criado no Casa de Maria. Bearzotti revela que renovar o menu é estimulante para os profissionais da área, que podem cair na rotina ao preparar as mesmas opções de pratos todos os dias. “Também estávamos com um cardápio muito extenso. Com o atual, quero trabalhar mais com sugestão dos próprios clientes, permitindo maior criatividade na cozinha”. Depois dessas explicações, acho difícil alguém não ter ficado ao menos curioso para conhecer a cozinha do Casa de Maria.

2 comentários:

  1. andre para variar o cardapio ta MUITO BOM, deixa a Cerva gelada que to chegando, abs, junior Cravalho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Dina. Uma boa maneira de fazer publicidade. Parabéns tb pelo cardápio novo. sounds great! Queria estar mais perto para poder dar uma chegada na Casa de Maria. tudo de bom!

    ResponderExcluir